Os Curiosos

   Criada em 2010, por Luana de Lucca e Yuri de Franco a Cia. O Curioso nasce com o propósito de unir diferentes pesquisas cênicas, misturando o teatro de animação a outras linguagens como o palhaço, a narração de histórias e a música.

   As parcerias e os integrantes dessa Cia. fazem parte dessa história que vem sendo construída e conta atualmente com dois espetáculos teatrais: “Água Até o Nariz” (dir.: Andrea Macera, palhaça “Mafalda Mafalda” do “Grupo Barracão Teatro” e do “Teatro da Mafalda”) e Tem História no Forno” (dir.: Veronica Gerchman, da “Cia. Truks” e do “Grupo Morpheus Teatro”); o show musical “Canções de Gente Grande”, que além das músicas escritas por Henrique Sitchin (Cia. Truks de Teatro de Bonecos) e Yuri de Francco, conta com interações cênicas de bonecos e máscaras. Além disso a Cia. conta com diferentes repertórios de Narração de Histórias e Intervenções Cênicas, e vem se apresentando em diferentes espaços como: unidades do SESC, Festivais, Espaços Públicos, escolas e livrarias.

   Desde o ano de 2014 a Cia. participa com o espetáculo “Água Até o Nariz” do projeto Mosaico Teatral da SESCOOP/SP e em 2015 é selecionada a participar pelo projeto “Viagem Teatral” do SESI-SP se apresentando com o espetáculo “Água Até o Nariz” em diferentes unidades do SESI pelo interior e capital paulista. Em 2014 a Cia. é selecionada pelo  PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL “Concurso de Apoio a Projetos de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais no Estado de São Paulo” – EDITAL Nº 39/2014 realizando apresentações do seu repertório de narração de histórias “Histórias de Botar Medo”, dando oficinas e distribuindo o áudio livro para escolas públicas e bibliotecas do interior paulista.

Luana de Lucca

Atriz, Artista Plástica, Palhaça, Bonequeira e Narradora de Histórias, formada pela “Fundação das Artes de São Caetano” desde 2003, formada pela “Faculdade Paulista de Artes” no curso de Licenciatura de Artes Visuais.

Foi integrante do “Núcleo de Estudos e Práticas do Teatro de Animação”, da Cia. Truks de Teatro de Bonecos em 2007 e 2008, e integrante convidada do Grupo Morpheus Teatro no espetáculo “Pés Descalços” ganhador do “Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz”.

Co-fundadora da Cia. O Curioso, onde desenvolve sua pesquisa mesclando a narração de histórias, o palhaço e o teatro de animação. A atriz vem trabalhando e desenvolvendo uma pesquisa pessoal sobre teatro de animação, palhaço e narração de histórias desde 2002, quando inicia suas atividades no programa de TV “Caderno Mágico” da IPCTV, canal da emissora Globo no Japão. No programa, a atriz inicia contando histórias com objetos, e em seguida assume como produtora outro bloco de esquetes do teatro de animação. Como arte Educadora já ministrou diversas oficinas de Teatro de Animação, Narração de Histórias e Interpretação em diversas entidades, trabalhando com diversas faixas etárias. Como atriz já participou de variados trabalhos no teatro, comerciais de TV e curta-metragens. Como produtora já trabalhou para diversas Cias e atualmente dirige e produz alguns dos trabalhos da Cia. O Curioso.

Yuri de Francco

Yuri de Francco é ator, bonequeiro, palhaço e músico. Formado pelo “Curso Profissionalizante” do TUCA (PUC-SP). Foi um dos integrantes convidados pelo “Grupo Morpheus Teatro” a compor o repertório de espetáculos do grupo em 2009. Integrou o “Núcleo de pesquisa e práticas de teatro de animação” da “Cia. Truks de Teatro de Bonecos”. Compôs e produziu o CD de músicas do espetáculo “Pés Descalços”, ganhador do “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009”. Compôs também as músicas do espetáculo “Água Até o Nariz” da Cia. O Curioso. É compositor e músico da Banda Karamazov, onde também atua como guitarrista e vocalista – banda essa selecionada para o “Projeto LABMIS – ESTÚDIO DE SOM” do Museu da imagem e do Som de São Paulo (MIS). Ganhador do prêmio de “MELHOR SONOPLASTIA” na “2ª MOSTRA DE TEATRO DE JUNDIAÍ 2009” e “MELHOR ATOR REVELAÇÃO” no “X FESTIVAL DE TEATRO DE PARAGUAÇU PAULISTA 2011”.

Co-fundador da Cia. O Curioso, onde desenvolve a pesquisa de múltiplas linguagens misturando a música, o palhaço, o teatro de animação e a narração de histórias. Além de atuar é responsável por toda a produção musical da Cia. Paralelamente desenvolve uma pesquisa como educador da Escola Giroflê-Giroflá (arte e educação) explorando as possibilidades da musicalização infantil, além de participar como educador em diferentes cursos e oficinas oferecidos pelo SESC e outras entidades.